A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.
Como fazer o aluguel de vaga de garagem?
- Condomínio
- 10/03/2022
- 4 minutos de leitura
Se você tem uma vaga de garagem que não está sendo utilizada, você pode ter uma fonte de renda extra à sua disposição!
Muita gente tem como critério, na hora de escolher um condomínio, a vaga de garagem. Outros, no entanto, têm uma à disposição e não utilizam. Será que, nesses casos, dá para usar o seu direito da forma como bem entender e talvez até fazer o aluguel de vaga de garagem?
As vagas de garagem são uma propriedade coletiva, mas de uso privativo. Isso significa que o direito de uso é uma exclusividade sua. Portanto, se você está pretendendo fazer o aluguel de vaga de garagem, é melhor ficar de olho neste post. Aproveite a leitura!
Como funciona o aluguel de garagem?
Como você viu, as vagas de garagem em condomínio são para uso exclusivo. Por isso, é proibido comercializar esses espaços por conta própria. É isso mesmo: você deve redobrar o cuidado antes de sair por aí anunciando a sua vaga de garagem.
Para poder alugar a sua vaga até então inutilizada e fazer aquela renda extra com ela, será preciso, antes de tudo, obter o aval de dois terços em uma reunião de assembleia. Aí sim, depois de ser aprovado pelo Regimento Interno ou pela Convenção, a negociação da vaga pode ocorrer.
Quais são as vantagens de alugar a vaga de garagem?
Alugar a vaga de garagem tem algumas vantagens, e a principal delas é o fato de que você pode, sim, levantar uma graninha extra no fim do mês, seja para abater do condomínio ou para investir. Quando você não usa esse espaço e não precisa dele para eventuais visitas que passam dias na sua casa, é interessante considerar a possibilidade.
Além disso, quando o condomínio aceitar numa boa essa prática, não tem por que não recorrer a essa alternativa. Do contrário, aquele espaço inutilizado se torna um dinheiro parado, especialmente quando cada morador tem a sua própria vaga.
Como isso pode ser uma renda extra?
Você pode alugar a vaga de garagem com contratos menores para pessoas que não moram no condomínio, como uma pessoa que precisa dela por um mês ou um semestre, por exemplo. Isso é interessante quando você não conhece muito bem o locatário e não sabe se ele vai pagar em dia. Assim, se não pagar, você tem a possibilidade de alugar para outro.
Além disso, algum de seus vizinhos pode ter dois carros ou um carro e uma moto, por exemplo. Aí, se cada um tem direito a uma vaga só, fica difícil acomodar os dois veículos em um mesmo espaço, não é verdade? Nesses casos, você pode fazer um favor aos moradores, disponibilizando sua vaga para aluguel e aproveitando o dinheiro extra.
Como alugar a sua vaga de garagem?
Com a aprovação de dois terços dos moradores, você pode alugar a vaga para um outro condômino ou ainda para terceiros, desde que isso esteja claro na Convenção. Além disso, você precisará redigir um contrato que contenha:
- o objetivo do documento;
- o endereço do condomínio com a vaga;
- o local da vaga no condomínio;
- o tempo de duração do contrato;
- o valor acertado entre as partes;
- os detalhes sobre eventuais multas e juros.
E aí, gostou de saber mais sobre como aproveitar seu direito para levantar uma renda extra com o aluguel de vaga de garagem? Então aprenda agora a fazer um controle financeiro com 5 dicas para aproveitar esse dinheiro e alcançar seus objetivos!
-
+40Anos de Mercado
-
13Estados brasileiros e Distrito Federal
-
+ 8 milColaboradores
-
+ 200 milUnidades entregues e/ou incorporadas